sábado, 13 de fevereiro de 2010

O casamento no divã

marriage on the couch

“Você quer amar para sempre? Ame todo dia”. O conselho é da psicóloga Lídia Rosenberg Aratangy, autora de “O anel que tu me deste – o casamento no divã” (Primavera Editorial, Ed. 2009, 202 pp). Terapeuta de casais é autora de uma dezena de livros. Para ela, relacionamentos são difíceis – não importa se são vividos através de namoros ou casamentos. O texto abaixo é extraído e compilado de sua obra.

Com o tempo, com a convivência, sem que o outro tenha se modificado, sem que tenha sequer se movido do lugar, tudo aquilo que antes encantava, passa a irritar.

O que mudou? O olhar.

O objeto continua o mesmo, a diferença está na maneira como as palavras e atitudes são vistas.

Os relacionamentos amorosos não fogem de ciladas... Quase todos caímos e não há diploma de pós-graduação nem de experiência de vida que nos permita andar com segurança sobre essas areias movediças, disfarçadas dos mesmos alçapões que representa a cegueira da paixão e a dificuldade de lidar com o fato de que o casal é composto para duas pessoas diferentes.

Um dos sinais mais claros dos inimigos da relação amorosa é acreditar que se conhece o outro - processo que interrompe a comunicação e condena o casal a viver no império do silêncio...

Outro é a perda da comunicação entre os parceiros, que desistem de se expor depois de ser inúmeras vezes mal interpretado. À essa altura a relação perde o brilho pois os dois se descuidam de si e do outro.

Segue-se, então, outra faceta nefasta: a sensação de incompetência torna-se um divertimento permanente. Nessa altura, o olhar de desdenho que cada um repousa sobre o parceiro reforça a incompetência, nega-lhe qualquer valor, congela a distância e decreta a morte da relação.

Reconhecer os fantasmas que contaminam (e às vezes enriquecem) o relacionamento fortalece os vínculos amorosos, com a intenção de permanência (e talvez isso seja o mais próximo que podemos chegar de uma definição de casamento hoje) podem assumir inúmeras formas.

O não vivido tem sempre um irresistível apelo, pois é possível pintá-lo com as cores que a fantasia criar.

Nós, os humanos, não somos homogêneos. Dentro de nós, o que há de mais digno no patrimônio genético e cultural convive com as tendências mais torpes. Somos habitados por diferentes personagens e sentimentos: somos fortes e frágeis, generosos e mesquinhos, princesas e bruxas, príncipes e dragões. As mais diversas figuras coexistem em nosso mundo interno, e se expressam como diferentes facetas de nossa personalidade.

Porque somos múltiplos, o casamento (definido como uma relação amorosa com projeto de permanência) é um vínculo especialmente favorável ao nosso crescimento e equilíbrio emocional, pois permite o exercício de inúmeros papéis, assim como abre espaço para o desenvolvimento de diferentes personagens internos.

O amor dá trabalho. Não é coisa para gente covarde e preguiçosa. Quem é preguiçoso, desiste fácil e mais facilmente optará pela morte da relação. A verdade é que o amor teria mais chance se, diante de um desencontro, os parceiros procurassem entender juntos a situação, com curiosidade e interesse, em vez de percorrer caminhos antigos, invocando conhecidos fantasmas de desentendimentos passados.

Por: Rosane Leiria Ávila

Publicado no Mulher Interativa (jornal Agora) 16-01-2010

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=76425

Cabeças de vento

“Cabeça não é só para usar chapéu”, apregoa o velho dito popular, embora seu uso esteja hoje em desuso. Lamentavelmente, é claro. E por duas razões: elegância e proteção.

cat whit a hat

Mas a introdução é apenas para falar sobre distração que, de acordo como velho e sabido Aurélio, traduz-se em desatenção, alheamento e abstração.

Se o dicionário é claro e objetivo, a vida real se difere disso e as razões parecem ser muitas e de causas variadas. Entretanto, uma dúvida: elas acometem mais as mulheres ou os homens? “Os maridos”, lógico, disse minha fisioterapeuta, convicta de sua afirmação.

O marido dela - soube logo depois -, é campeão em perder e comprar celulares, por exemplo. Há duas semanas havia perdido o modelo ‘bastantão’ que tinha comprado. Mas nem bem tinha chegado da loja e soube que o anterior tinha sido encontrado e quem estava com ele, pasmem, queria devolvê-lo. “Já tinha comprado outro, bem simples e básico, porque está convencido que celulares são objetos descartáveis e temporários. Pelo menos pra ele. E agora está com dois, só não sei por quanto tempo”, concluiu ela.

a hat2

O pior é que não são apenas celulares que ele perde. Segundo ela, há seis meses o marido perdeu o documento de identidade. Depois de procurá-lo exaustivamente, registrar a perda e passar pelos trâmites legais para adquirir outro, pouco tempo depois encontrou o antigo no bolso de um paletó. A fisioterapeuta contou que isso a deixa enlouquecida e que não é nada fácil conviver com alguém que perde e se esquece de tudo o tempo inteiro.

A sessão acabou e resolvi estender o assunto à sala de espera da clínica, à fila do caixa eletrônico na agência bancária e até mesmo ao supermercado. Não me surpreendi com as revelações: as mulheres são mais atentas e os homens mais lapsos. “São uns cabeça de vento”, disse uma senhora. Viúva, revelou que conviveu anos a fio com os esquecimentos do marido. Ele esquecia as chaves do carro, da casa, de colocar gasolina no carro, do filho na porta da escola...

Por que eles são mais esquecidos? Mais desatentos? Segundo o estudo de uma antropóloga americana, as mulheres estão mais bem preparadas para lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, enquanto que os homens só podem executar uma por vez.

Mas o que os distraem tanto? O timão? Interesses extra-relacionamentos? Difícil confirmar isso, até porque chegando a essa pergunta encontrei muitas reticências nas respostas. Afinal, numa coisa as mulheres parecem concordar: é melhor não aventar sobre possíveis causas desses lapsos de memória, pois as descobertas podem se tornar uma faca de dois gumes...

Rosane Leiria Ávila

Publicado no Mulher Interativa (Jornal Agora), 09-01-2010

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=76108

Caixinha de surpresa

Viver um dia após o outro, embora uns insistam na chata existência do cotidiano e da mesmice é, indiscutivelmente uma caixinha de surpresas. Daquelas que a gente abre encantada pela delicadeza da peça e movida pelo impulso e, se espanta ao ver saltar um palhacinho com cara de bobo que parece rir da gente ou do nosso susto... Na verdade, quem fica com cara de bobo somos nós.

caixinha de surpresas - ilustracao cronica rosane

Nenhum de nós pode antever o que lhe reserva o dia de amanhã; amanhã no exato sentido da palavra e não relacionado a um futuro distante para o qual são feitos sonhos e planos... Tantos avanços nos campos da ciência e da tecnologia e, no entanto, o homem ainda não pode prever com exatidão e riqueza de detalhes os resultados de catástrofes, como a do terremoto que atingiu o Haiti ou a tragédia do deslizamento de terra em Angra.

As 24 horas que sucederão o dia de hoje são um verdadeiro mistério. Quem pode saber o que vivenciará nas próximas horas? Ou nos minutos que o relógio vai demarcar? Pensar que num espaço tão pequeno de tempo tudo pode mudar repentinamente, deveria nos fazer refletir sobre nossos pensamentos, ações e direção que estamos dando à nossa vida... Para alguns – e nós podemos ser um deles - o "mundo" pode virar de cabeça para baixo como um passe de mágica ruim. Para outros, tudo na ordem inversa!

Um ciclo de duas dúzias de horas na vida de uma pessoa pode parecer pouco para tantas mudanças! Mas nele há quem ganha ou perde uma fortuna - material, moral ou afetiva. Num íntimo espaço de tempo se pode perder alguém que se despede da vida ou se abrir os braços para acalantar outra que chega...

Na verdade, a vida em sua maior parte se assemelha a um redemoinho de acontecimentos onde a imagem bucólica de uma casinha num campo verde com flores multicoloridas à volta e montanhas no fundo, é só um quadro cafona e sem moldura que guardamos em um cantinho de nossa mente.

Rosane L. Ávila

Publicado no Mulher Interativa (Jornal Agora), 23-01-2010

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=76763