domingo, 25 de outubro de 2009

Contradições

Nós nos contradizemos? Sim, muitas vezes. E contradizer por acaso não é producente? Ou é contra-senso? Num lapso de dúvida, recorro ao Aurélio que me socorre, reforça e dá outras versões à palavra contradizer, as quais são: impugnar, contrariar, desmentir, alegar o contrário ou desdizer... E ainda, categoria fundamental da lógica dialética, ou seja, arte do diálogo ou da discussão'... Gostei mais deste último posicionamento em relação à palavra. Na verdade, ele se encaixa numa justaposição ao fato.

Afinal, contradizermo-nos pode significar mesmo antes de se assemelhar a um posicionamento imaturo ou inconseqüente; exatamente o oposto. Uma percepção inteligente em relação à vida, às nuances e aos acontecimentos... Pode significar estar atento às lições que a vida dá a todos e a qualquer um de nós. Pode, também, nos manter em estado de alerta às mudanças - nossas, dos outros e do mundo como um todo.

E, afinal, toda mudança encaminha o indivíduo para o crescimento. Sim ou não? Com certeza, sim. Mesmo aqueles que insistem numa cegueira voluntária porque não querem enxergar; pois assim sendo, temem ter que mudar.

Há muito tempo, confrontado com uma de minhas contradições, alguém me cobrou um posicionamento anterior a determinado assunto, referindo-se a isso, veladamente, como se uma fosse uma falha de caráter... O detalhe era que essa pessoa recuperou uma referência feita há séculos e já totalmente ultrapassada por diversos fatores: por eu ter amadurecido, por ter mudado, e por tudo à minha volta agora ser diferente.

Fiquei olhando para essa pessoa e pensando no quanto ela estava engessada por suas posições rígidas de olhar a si e aos outros. Arraigada, não se dispôs a abrir-se feito leque ou esponja aos ensinamentos através das experiências que todos os dias todos nós recebemos.

Vejo que sua pouca predisposição de mudar o faz agarrar-se como náufrago desesperado a velhos conceitos e preconceitos, em um flagrante desperdício de tempo. Ah, o tempo! Sempre ele nos dando ou nos fazendo dar voltas!

Rosane Leiria Ávila (crônica publicada no Jornal Agora, caderno Mulher Interativa www.jornalagora.com.br)

contradiçoes - ilustracao