sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cabeças de vento

“Cabeça não é só para usar chapéu”, apregoa o velho dito popular, embora seu uso esteja hoje em desuso. Lamentavelmente, é claro. E por duas razões: elegância e proteção.

cat whit a hat

Mas a introdução é apenas para falar sobre distração que, de acordo como velho e sabido Aurélio, traduz-se em desatenção, alheamento e abstração.

Se o dicionário é claro e objetivo, a vida real se difere disso e as razões parecem ser muitas e de causas variadas. Entretanto, uma dúvida: elas acometem mais as mulheres ou os homens? “Os maridos”, lógico, disse minha fisioterapeuta, convicta de sua afirmação.

O marido dela - soube logo depois -, é campeão em perder e comprar celulares, por exemplo. Há duas semanas havia perdido o modelo ‘bastantão’ que tinha comprado. Mas nem bem tinha chegado da loja e soube que o anterior tinha sido encontrado e quem estava com ele, pasmem, queria devolvê-lo. “Já tinha comprado outro, bem simples e básico, porque está convencido que celulares são objetos descartáveis e temporários. Pelo menos pra ele. E agora está com dois, só não sei por quanto tempo”, concluiu ela.

a hat2

O pior é que não são apenas celulares que ele perde. Segundo ela, há seis meses o marido perdeu o documento de identidade. Depois de procurá-lo exaustivamente, registrar a perda e passar pelos trâmites legais para adquirir outro, pouco tempo depois encontrou o antigo no bolso de um paletó. A fisioterapeuta contou que isso a deixa enlouquecida e que não é nada fácil conviver com alguém que perde e se esquece de tudo o tempo inteiro.

A sessão acabou e resolvi estender o assunto à sala de espera da clínica, à fila do caixa eletrônico na agência bancária e até mesmo ao supermercado. Não me surpreendi com as revelações: as mulheres são mais atentas e os homens mais lapsos. “São uns cabeça de vento”, disse uma senhora. Viúva, revelou que conviveu anos a fio com os esquecimentos do marido. Ele esquecia as chaves do carro, da casa, de colocar gasolina no carro, do filho na porta da escola...

Por que eles são mais esquecidos? Mais desatentos? Segundo o estudo de uma antropóloga americana, as mulheres estão mais bem preparadas para lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, enquanto que os homens só podem executar uma por vez.

Mas o que os distraem tanto? O timão? Interesses extra-relacionamentos? Difícil confirmar isso, até porque chegando a essa pergunta encontrei muitas reticências nas respostas. Afinal, numa coisa as mulheres parecem concordar: é melhor não aventar sobre possíveis causas desses lapsos de memória, pois as descobertas podem se tornar uma faca de dois gumes...

Rosane Leiria Ávila

Publicado no Mulher Interativa (Jornal Agora), 09-01-2010

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=76108

Nenhum comentário:

Postar um comentário